outubro 23, 2007

Tirando passaportes brasileiro e canadense

Como prometido, vou relatar o processo para tirar os passaportes brasileiro e canadense para um bebe nascido no Canada. Aproveito para agraceder a Ana Rachel, que me mandou por escrito todos os detalhes dos processos e a Tamara, que relatou sua experiencia e deu a dica da travel letter.

Os processos sao relativamente simples. Um pouco burocraticos, claro, mas nada de outro mundo.

Primeiro passo

O primeiro passo, tanto para o passaporte brasileiro, quanto para o canadense, e tirar a certidao de nascimento canadense, tambem chamada de long form. O pedido desta certidao pode ser feito online, atraves deste site: https://www.orgforms.gov.on.ca/IBR/fAQ.do?eformsId=0#diffBetweenRegistrationAndCerticicate



Passaporte Brasileiro
Para solicitar o passaporte brasileiro, a primeira medida e dar entrada na certidao de nascimento brasileira. Um dos documentos exigidos para a certidao brasileira e o long form. Se o long form ainda nao tiver chegado e voce estiver com pressa de tirar a documentacao brasileira, e possivel dar entrada na certidao de nascimento com a travel letter, um documento oficial da prefeitura em que seu filho nasceu atestando o nascimento da crianca.

Meu filho nasceu em Richmond Hill, entao tive que ir buscar este documento na prefeitura de Richmond Hill. Para criancas nascidas em Toronto, este e o site com os detalhes da travel letter: http://www.toronto.ca/registry-services/birth-travel.htm

Uma vez obtida a travel letter ou o long form, deve-se juntar alguns documentos, preencher um formulario e entao dar entrada na certidao de nascimento no Consulado Brasileiro de Toronto. Veja os detalhes aqui: http://www.consbrastoronto.org/1024/registro_nascimento.htm

O passaporte podera ser solicitado assim que a certidao de nascimento ficar pronta. Uma dica e dar entrada no pedido do passaporte no dia em que for buscar a certidao de nascimento.

Importante: para dar entrada no passaporte brasileiro, e necessaria a presenca do pai e da mae no consulado para reconhecimento de firma (se um dos pais for estrangeiro, o documento precisa ser notarizado por um notary public).

Veja aqui os detalhes da documentacao exigida para tirar o passaporte brasileiro: http://www.consbrastoronto.org/1024/passaporte.htm



Passaporte Canadense
Com o long form ou a travel letter em maos, pode-se dar entrada no passaporte canadense.
Para maiores informacoes sobre os documentos necessarios para solicitar o passaporte, visite este site: http://www.pptc.gc.ca/can/index.aspx?lang=e .

O passaporte canadense exige uma burocracia que um pouco complicada para quem acaba de chegar no pais. Um cidadao canadense que conheca o casal ha mais de 2 anos deve assinar o formulario e tambem atras das fotos. E o chamado "guarantor".

Se voce nao tiver o guarantor, precisa pegar um formulario especial (no mesmo lugar em que se da entrada no passaporte) e dar o nome de alguem que conheca o casal por mais de 2 anos para poder confirmar os seus dados (nome, endereco, confirmar que conhece a crianca, ha quanto tempo conhece o casal, como conheceu, etc).

E esse povo do controle de passaportes liga mesmo! Eu e o Edu fomos os guarantors de um casal de amigos paulistas que tiveram filho na mesma epoca que a gente e recebemos ligacoes para confirmar todos os dados do casal e do bebe.

Apos dada a entrada no passaporte, e so aguardar a chegada do mesmo pelo Correio.

Ah, sim, se so um dos pais for viajar com a crianca para o Brasil, lembre-se de pegar uma autorizacao de viagem no Consulado Brasileiro. Detalhes em: http://www.consbrastoronto.org/1024/autorizacao_menor.htm . Sugiro tambem que aquele que nao vai viajar escreva uma carta de proprio punho em ingles autorizando o seu filho a fazer a viagem com sua esposa / marido.

E boa viagem!!!


Olhem so o mais novo cidadao canadense e brasileiro, futuro viajante internacional...