maio 24, 2005

Camarão, Star Wars e Co-op

Acho que vou ser a última a comentar, mas na semana passada, fomos no Clube da Luluzinha, promovido pela Mel, com direito a diversos quitutes super saborosos, além de um bobó de camarão de dar água na boca. Descobrimos que a Mel é uma cozinheira de mão cheia... As fotos estão no canto direito em "fotos Canada Maio 2005".

Fui para o encontro de bicicleta, pois minha casa fica mais ou menos a 15 min de bicicleta do metrô. Deixei a bicicleta na rua, na frente do metrô e peguei uma carona com a Rachel (simpatizante), que também levou as blogueiras Lucia e Ana Paula. O encontro foi ótimo e como um bom clube da Luluzinha, tricotamos bastante.

Bem, na volta do encontro, estava chovendo e a Rachel se ofereceu de me levar em casa de carro. Com isso, deixei a bicicleta dormir a noite na rua, tendo certeza que não ia encontrar nem um pedacinho dela no dia seguinte. Mas, não é que ela ainda estava lá??? Inteira!!! Ai, se fosse no Brasil...

Na semana passada, foi lançado o filme do Star Wars, Episódio III. Meu marido já estava há anos se preparando para este momento. Sim, ele é um super fã do Star Wars e me apresentou todos os filmes, pois antes de namorar com ele, nunca tinha visto nenhum dos episódios. Sinceramente, não fazem meu gênero, mas a gente tem que participar destes momentos, né?

Lá fomos nós para a Grand Première do Star Wars, quarta-feira, às 24:01. Sim, isso mesmo, meia-noite e um!!! O ingresso já estava comprado há meses... Eu tinha certeza que o cinema estaria às moscas, mas qual não foi minha surpresa, quando vi rede de televisão gravando reportagens, pessoas fantasiadas dentro do cinema de Luke e vááários marmanjos (pelo menos uns 15) com aquelas espadinhas do Star Wars dentro da sala de cinema, das mais variadas cores (vermelho, verde e azul) que ligavam, apagavam e faziam os barulhinhos típicos: dzuuuuuum, dzuuuuuuuum. Pode uma coisa dessas? Tentei tirar uma foto, ficou horrível, mas se vocês entrarem nas fotos de maio, verão uma foto toda escura, com umas luzes vermelhas, como se fossem raios. São as espadinhas...




O filme foi bem legal, achei melhor que os outros da sequência, mas acho que me diverti mais com todo o acontecimento e com a galera vibrando, torcendo, gritando dentro do cinema. Fã é fã, não é mesmo?

Amanhã começa o nosso co-op. A proposta é termos aulas durante 2 meses de como entrar no mercado de trabalho, como melhorar o nosso currículo, sendo que também estudaremos inglês e teremos matérias de atualidades no Canada. Depois destes 2 meses, o curso tenta uma colocação em uma empresa, na sua área, para que trabalhe lá durante 3 meses, como voluntário. O objetivo é ganhar a fatídica experiência canadense e estar pronto para conseguir um emprego remunerado no fim do estágio (a própria empresa que ofereceu o estágio pode te contratar, se quiser).

Ah, já ia quase me esquecendo: na semana passada, tirei a carteira de motorista G1. Li o livrinho, fiz a prova escrita e passei!!! Agora faltam as provas práticas para tirar a G2 e a G. Ainda não marquei, mas pretendo me livrar dessas provas em breve...

maio 11, 2005

Batatinha e Feijãozinho em Toronto

Batatinha e Feijãozinho são os novos residentes de Toronto, agora vão aprender a miar em inglês. Bem, vou contar como foi a nossa viagem do Rio a Toronto...

Os preparativos para o momento da viagem foram muitos. Como coloquei no outro post, providenciamos a documentação necessária, a casinha para levá-los (não pode ser uma casinha dura, precisa ser maleável e caber debaixo do assento do avião, sendo que cada cia aérea possui medidas diferentes) e pegamos com a veterinária um remédio para acalmar os gatos durante a viagem. Usamos somente o remédio no vôo São Paulo - Toronto, pois o remédio não pode ser reaplicado mais de 1 vez e a duração do mesmo é de 6 horas, em geral. Por isso, o trecho Rio - São Paulo foi feito sem o calmante.

1o. trecho:
O primeiro trecho foi bem tranquilo, eu fui com o Feijãozinho na parte da tarde e o meu marido foi com o Batatinha de manhã, pois como disse anteriormente, a Varig só aceita 1 animal por cabine e assim, decidimos ir em vôos separados. No guichê da Varig, me pediram o atestado zoosanitário e a carteira de vacinação. Lá, me deram um papel para apresentar dentro do avião, no momento do embarque e pediram para pagar uma taxa pelo gato (a Varig considera o animal como um volume extra). Na hora de passar pelo raio x, pediram para tirar o gatinho da bolsa e levá-lo no meu colo. E então entramos no avião. Feijãozinho se comportou como um príncipe, não miou, nem nada, mas deu para perceber que estava muito, mas muito assustado. Fiquei abrindo a casinha para fazer carinho nele durante o vôo.

Quando chegamos em SP, o meu marido já estava em um hotel perto do aeroporto me esperando. Decidimos alugar um quarto pelo dia, para podermos soltar os gatos até a hora do segundo vôo. Não foi muito fácil encontrarmos um hotel perto do aeroporto que aceitasse receber animais. Se alguém quiser a indicação do hotel, basta falar. Foi a melhor coisa que fizemos para os gatos. Lá, colocamos areia, água e ração para eles. Neste momento, percebemos que o Batatinha estava tranquilo, esparramado em cima da cama, mas o Feijãozinho estava muito assustado, não saiu debaixo da cama.

2o. trecho:
No guichê da Air Canada, apresentamos a documentação dos gatos e novamente nos pediram para pagar a taxa exigida pela Air Canada (como a Varig já tinha cobrado uma parte da taxa, a Air Canada nos cobrou a diferença). No raio x, mais uma vez tiramos os gatinhos das casinhas e então entramos no avião. Em São Paulo, não recebemos nenhuma documentação para entregar dentro do avião.

Quando entramos no avião, colocamos os gatinhos embaixo das nossas poltronas e decidimos juntar as casinhas, para que eles pudessem ficar juntos e tambem ter um espaco maior para circular. Eles ficaram mais tranquilos desta forma, mas volta e meia tentavam escapar, enfiando as patinhas exatamente no lugar em que as casinhas se juntavam. Logo no inicio do vôo, levamos os gatinhos para o banheiro para dar o calmante. A dosagem varia de acordo com o peso do gato. Uns 30 min depois, eles adormeceram.

Meu marido, entretanto, não pregou os olhos e passou a viagem inteira de olho neles, preocupado com o que eles poderiam estar sentindo. Algumas horas depois, quando eles acordaram, tentamos dar um pouco de água e ração (que eles mal comeram) e levamos os gatinhos novamente para o banheiro, para reaplicar a dose do calmante (a dosagem só poderia ser metade da primeira). Eles ficaram tranquilos depois de algum tempo, mas dava para perceber claramente que eles estavam detestando tudo aquilo. Realmente, ficar mais de 10 horas preso dentro de um cubículo sem dúvida deve ser um inferno.

Quando chegamos em Toronto, tivemos que passar pela alfândega (customs) e uma pessoa especializada nos pediu a documentação, novamente o atestado zoosanitário e a carteira de vacinação. Tivemos que pagar uma taxa por gato (bem mais barata do que a taxa da Air Canada) e confiscaram a ração que estavámos trazendo. Talvez porque no saco não havia nenhuma info em inglês, sei lá. Portanto, se você estiver trazendo um animal, tenha certeza de ter um saquinho de ração e areia já devidamente providenciados no outro país, para não ter que sair pelas ruas procurando para comprar no dia da chegada.

Bem, terminada a viagem, os gatos estavam ENLOUQUECIDOS para sair das suas casinhas. Soltamos os gatos assim que entramos no carro e os levamos para a casa dos nossos tios. Quando chegamos lá, eles se esconderam debaixo da cama e lá ficaram durante os 2 primeiros dias. Saíram para andar um pouquinho pelo quarto, comer alguma coisa, beber água, fazer as suas necessidades, mas o porto seguro era debaixo da cama. Aos poucos, foram se acostumando com o ambiente novo e agora estão ótimos e felizes.

Conclusão:
Para viajar com animais, a preparação é extremamente necessária, para não ser pego de supresa em nenhuma etapa. A viagem em si é um STRESS e sinceramente, não pretendo ter esta experiência novamente nem tão cedo. Sei que toda esta mudança foi uma grande tormenta para eles, nós também sofremos junto, mas sabemos que agora eles estão bem. Enfim, a decisão de levar o bichinho de estimação deve ser tomada por cada um com muito critério. O importante é garantir que eles fiquem bem, onde quer que estejam.

maio 09, 2005

De volta

Sim, estou de volta. Agora, com muitas novidades:

1) Ja estamos morando no apartamento que alugamos na nossa primeira viagem, nos mudamos neste final de semana e ontem cozinhamos pela primeira vez no apartamento! Casinha nova, tudo lindinho... Ja estamos com internet e TV a cabo. Depois coloco as fotos da nossa townhouse.

2) Continuo fazendo entrevistas de emprego. Vamos torcer para que alguém me contrate em breve.

3) Nossa casa esta completamente sem moveis, estamos esperando a mudanca chegar. Enquanto isso, estamos dormindo em um colchao inflavel, emprestado por um casal de amigos.

4) Ja recebemos todos os documentos: PR card (finalmente!!!), SIN, carteira de motorista (apenas meu marido fez a prova, ainda estou lendo o livro) e hoje demos entrada no OHIP.

5) Neste sabado, fomos ao encontro dos blogueiros e provamos a tao famosa sopa de ervilhas do Marcelo, que, por sinal, e deliciosa. O encontro foi otimo, no predio dos casais blogueiros Ana & Alessandro, Lucia & Sergio, que nos receberam muito bem, com presencas ilustres de Ottawa, como o casal Mikix e o casal C.A.N.A.D.I.A.N.D.O. Conversamos muito e dessa vez, conheci varias pessoas que nao tive oportunidade de falar no ultimo encontro. Realmente muito legal! Que venham os proximos encontros...

6) O proximo post sera sobre a chegada de Batatinha e Feijaozinho no Canada. Aguardem...
OBS: Por falar em animais, senti falta da nossa amiga blogueira protetora dos animais, a Ninne, no encontro dos blogs. Ninne, por onde vc andou?

maio 02, 2005

A dor da partida

Definitivamente, detesto despedidas!!! Não quero desanimar ninguém que está indo, mas essa fase é terrível. A despedida dos avós (tenho 2 avós e 1 avô, que no momento está internado no CTI), dos sobrinhos (como explicar para crianças a decisão de partir?), dos pais, dos irmãos, dos primos e tios, dos amigos, da casa, enfim, da vida que se tinha por aqui. É tudo muito difícil e doloroso. Aquela dor que vem lá de dentro e que provoca lágrimas e mais lágrimas.

Enfim... Vou tentar esquecer este assunto por hora, para continuar o post.

Nossa documentação está 100% pronta. Recebemos o travel document, que nada mais é do que um novo visto de 1 entrada. Tiramos também a documentação dos gatos. Nos preocupamos em tirar 1 atestado zoosanitário para cada gato (garantir que não constassem 2 gatos em 1 único documento), pois eu e meu marido estaremos indo para São Paulo em vôos separados. Vamos desta forma, pois a Varig somente permite 1 animal por cabine para cada vôo. Já a Air Canada, permite 2 animais por cabine, portanto, nos encontraremos em SP para irmos juntos para Toronto.

O que precisamos fazer para tirar o atestado zoosanitário? Providenciamos a documentação exigida, ou seja, um atestado do veterinário com os dados dos animais e as carteiras de vacinação. Se quiser mais detalhes de como tirar este documento, clique neste post, que já está com as devidas correções, identificadas ao longo deste período.

A mudança já foi e agora vamos nos virar em Toronto com o que tivermos, até que as nossas coisas cheguem por lá.

É isso. Agora, novas notícias só nas terras geladas. Torçam por nós para que tudo dê certo!