abril 28, 2005

Pessach

Nesta época, comemora-se o Pessach, a Páscoa Judaica. Vou tentar fazer um resumo da história que originou a festividade:

O povo judeu era escravo no Egito. Nesta época, o faraó obrigou todas as mulheres judias a matarem os filhos homens que nascessem. Moisés, para ser salvo, foi colocado em uma cesta, que desceu o Rio Nilo, até chegar nas mãos da filha do faraó, que o criou.

Um dia, Moisés viu um capataz egípcio espancar um judeu. Diante de tamanha covardia, ele matou o capataz, fugiu do Egito e tornou-se um pastor de ovelhas. Algum tempo depois, recebeu uma mensagem divina de que deveria libertar o seu povo da escravidão.

Moisés e seu irmão Aaron foram ao Egito pedir a libertação do povo judeu. O faraó se recusou, ordenou que o povo judeu trabalhasse ainda mais e com isso, 10 pragas foram lançadas no Egito: águas que se transformaram em sangue; rãs; piolho; moscas; peste nos animais; úlceras; chuva de granizo; gafanhotos; escuridão; morte dos primogênitos.

Esta última praga fez o faraó libertar o povo judeu do Egito. Esta praga também dá origem ao nome Pessach. Quando a praga da morte dos primogênitos foi lançada, D's ordenou aos judeus que colocassem sangue de carneiro nas suas portas, para que pudesse passar sobre as casas judias e que somente as casas egípcias fossem afetadas. Pessach significa passar sobre, passar por cima.

O povo então foi libertado e saiu às pressas do Egito. Moisés abriu as águas do Mar Vermelho e o povo passou por dentro do mar. O faraó, entretanto, arrependeu-se de ter libertado o povo e correu atrás de Moisés com seu exército egípcio. Os egípcios não exitaram em entrar nas águas abertas, no entanto, assim que entraram, as águas se fecharam sobre eles e todos morreram afogados.

Basicamente, este é o resumo da história. Nesta época, come-se um pão especial, chamado Matzá, que não tem fermento, pois como os judeus saíram apressados do Egito, não deu tempo suficiente para o pão fermentar, mas foi este pão que os alimentou enquanto estavam no deserto. E aí, alguém já experimentou comer Matzá?

Feliz Pessach para todos!

abril 20, 2005

Ainda no Rio

Passei este final de semana inteiro, além de 2a. e 3a. feira às voltas com a mudança. Minha casa está um grande vazio, tudo já foi, estou agora pegando tudo o que preciso emprestado com a minha cunhada, que mora no mesmo prédio.

Vamos voltar para o Canada no dia 3 de maio, decidimos ficar mais alguns dias no Rio, para resolvermos as últimas coisas que ainda estavam faltando. O problema é que agora estou com a casa vazia, sem móveis, desempregada e com um celular Pré-Pago. O que me resta fazer? Ir à piscina, lógico!

Tô brincando... Ainda tenho muito por fazer, mas hoje foi dia livre, fiquei na piscina com as minhas sobrinhas, curtindo os dias finais no Rio. Mas, daqui, continuo aplicando para empregos e me empenhando para arrumar algum trabalho quando chegar em Toronto.

Vamos agora falar sobre trabalho... Durante o mês que estive no Canada, fiz uma série de entrevistas. A minha área (Marketing), pelo visto, está bem aquecida. No entanto, as entrevistas não deram em nada. Passei para a segunda fase de algumas, mas não recebi nenhuma proposta, acabavam escolhendo outro candidato. Por isso, estou apostando no co-op, que começa no final de maio, para ao menos, garantir a minha experiência canadense.

A área do meu marido, entretanto, está bem fraca. Ele não foi chamado para entrevistas e soube, por um head hunter especializado na área dele, que o mercado de engenharia de telecom está passando por uma fase ruim, com muitas demissões, o que é péssimo para nós. Esperamos que o co-op o ajude de alguma forma. Ele também já deu entrada na papelada para valição do diploma dele. Estamos aguardando a próxima fase do processo de validação.

Hoje é aniversário do meu pai! Desejo a ele muita saúde, muitas alegrias, hoje e sempre. Pai, um beijão!!!! Parabéns!!!!!! Vamos hoje comemorar muito até o sol raiar!!!! E obrigada por tudo, de coração...


Meu pai com a minha sobrinha Branca de Neve, ops, Laurinha

abril 13, 2005

Nem lá, nem cá

Ando meio afastada do blog. O fato é que minha vida está de pernas para o ar, estou ENLOUQUECIDA com todos os preparativos para a mudança.

Preciso:
1) Tirar o maldito travel document no Consulado de São Paulo para poder voltar para o Canada, pois o PR ainda não chegou em Toronto (este é aquele mesmo documento que me fez desistir da viagem para o casamento nos EUA).

2) Providenciar a mudança, separar o que vou levar do que vai ficar.

3) Pedir demissão - fiz isso ontem, hoje foi meu último dia na empresa. Como foi difícil, estou na mesma empresa há mais de 6 anos e fiz grandes amizades por lá. Passei 2 dias chorando. Amanhã, faço o exame demissional.

4) Providenciar a papelada para levar os gatos para o Canada.

5) Cancelar contas em geral, fechar conta em banco, vender meu carro, enfim, me desfazer da estrutura que tinha por aqui.

6) Me despedir da família e amigos... sem dúvida, esta é a parte mais difícil de todas, não sei se terei lágrimas suficientes para encarar esta parte. Vai ser muito duro, sou muuuuito apegada à minha família e tenho amigos muito especiais. Não tenho coragem de fazer uma festa de despedida, ia ter que sair nadando nas lágrimas. Nunca achei que esta parte final fosse ser tão difícil.

Só torço para que toda esta loucura de ir embora não seja tão loucura assim e que tudo dê certo no final...

abril 07, 2005

Back to Brazil

Nossas férias estão quase no fim, vamos voltar ao Brasil no próximo sábado. Mas, por pouco tempo. Vamos ficar no Brasil tempo suficiente para empacotarmos a nossa mudança, nossos gatos e finalmente, voltaremos de vez ao Canada.

A melhor coisa que fizemos foi termos ficado este mês por aqui, deu para ver muita, mas muita coisa, mesmo! Verificamos possibilidades de cursos, escolhemos a região que vamos morar, fizemos várias coisas burocráticas, enfim, foi um período excelente para nos situarmos na região.

Ontem, fomos a uma feira de empregos. A feira aconteceu em downtown, no Metro Convention Center. Chegamos lá carregados de CVs, mas sinceramente, fiquei decepcionada. Não que esperasse arrumar algo mágico por lá, mas era assim: cada stand tinha uma pequena fila, para falar com as pessoas das empresas que estavam nas feiras.

Quando vc finalmente falava com os funcionários das empresas, vc tinha basicamente 1 minuto para se apresentar e dizer a sua área de interesse. Os funcionários então entregavam folhetos e diziam para vc entrar no site da empresa e cadastrar seu CV para a vaga que interessar no site.

Ora, para me cadastrar no site, não preciso ir na feira, né? Achei uma grande furada. Não sei se alguém teve alguma boa experiência com isso...

No final de semana, fomos a um jogo de hoquei, do meu priminho. O menino é um fofo e fera no hoquei! Fez um gol lindo, lindo... O time dele ganhou do adversário de lavada e no dia seguinte, ganharam a final do campeonato. Muito legal, adorei assistir e torcer! Go, Lee, go!!! Coloquei as fotos em outro site de hospedagem, sugerido pela Mirella. O link está à direita, chama-se fotos do Canada II, também abaixo de "Minhas Fotos".

Na sexta passada, fiz uma visitinha (bem rápida) à Ana Celia, adorei conhecer o apartamento dela, uma gracinha. Pena que o Henrique estava dormindo, nem pude brincar. Também não encontrei o Alessandro, que estava no trabalho e achei melhor não visitar a Lucia, que sofre de insônia e provavelmente estaria dormindo. E vai que eu entro lá e dou de cara com um monte de tartarugas andando pela casa, né, Marcia? :)

Em breve, mais novidades.