dezembro 30, 2004

Quase lá...

Gente, a felicidade é tanta que vocês nem acreditam: assim como a Franci, também fiquei sabendo meu processo andou mais uma fase. Já foi pré-aprovado e o pedido de exames médicos já foi disponibilizado pelo Consulado!!!

Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!
Tem notícia melhor para comemorar no Ano Novo???

Na semana que vem, estaremos marcando a nossa consulta com um dos médicos credenciados pelo Consulado. No Rio, descobri pelo Yahoo Groups que o melhor médico é o de Botafogo.

Nem pensar em fazer os exames com o médico de Copacabana, pois parece que ele exige que os exames sejam feitos no seu próprio laboratório, enquanto o de Botafogo não faz esta exigência, de forma que os exames podem ser feitos pelo plano de saúde.

Para um, paga-se apenas a consulta. Para o outro, paga-se a consulta + exames, que sai bem mais caro.

Fica o aviso...

Feliz Ano Novo a todos e obrigada por todos os recadinhos que cada um de vocês tem deixado aqui no blog!!!

dezembro 27, 2004

Comandatuba

Andei um pouco sumida, mas tenho uma explicação para isso: estava em Comadatuba, na Bahia! Fiquei 1 semana lá com toda a minha família, que maravilha de lugar, um verdadeiro paraíso!!!
Praia linda, animação o dia inteiro, muuuuita música baiana, comida maravilhosa (me acabei de comer tanta tapioca). E também lagartixei no sol, claro!
Ahhhh, não dá nem para falar... Aí vão algumas fotos para vocês entenderem o que estou dizendo.







Olha só a nossa cara de felicidade!!!

Voltando à vaca fria... Não aguento mais esperar esse tal pedido de exames médicos! Em breve, meu processo completa 6 meses, desde o dia em que entreguei toda a documentação no Consulado (dei entrada no dia 7/07). Ligamos para lá, mas hoje o setor de imigração não está funcionando. Haja paciência, viu????
E a minha 2a. avaliação de diplomas, que até hoje não chegou??? Também liguei para lá para reclamar, mas eles estão em recesso até o final dessa semana. Saco, saco, saco!!!
Bem, mais dia, menos dia, espero que essas coisas se resolvam.
Last, but not least, queria desejar a todos boas festas e um ótimo ano novo!
E rumo ao Canada em 2005!!!!

dezembro 16, 2004

Batatinha e Feijãozinho no Canada

Batatinha e Feijãozinho: futuramente conhecidos como Little Potato e Litte Bean!

Ahhhhhh, você não conhece Batatinha e Feijãozinho??? Então, vamos às apresentações:

Este é o Batatinha


Este é o Feijãozinho


Os 2 brincando juntos


Feitas as devidas apresentações, agora vamos à saga, motivo do post: como levar Batatinha e Feijãozinho para o Canada?

Eu nunca tinha tido bichinhos de estimação antes de me casar, então, nunca passei por isso antes. Mas, como não poderia deixar de ser, estes 2 gatinhos hoje fazem parte da nossa família e serão levados para o Canada.

Providências a serem tomadas:

1) Providenciar o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo, é necessário:

a) Agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais.
=> Update: não agendamos nada, bastou chegar no Ministério da Agricultura no horário de funcionamento.

b) Solicitar ao Veterinário do seu bichinho "Certificado Sanitário", ou seja, um atestado de saúde, com as seguintes informações:

- Raça;
- Nome;
- Origem do animal (informações do Pedigree se houver);
- Estado geral;
- Nome do proprietário (qualificação completa);
- Carteira de vacinação atualizada, (a vacina anti-rábica é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano), assinada pelo veterinário.
- Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório, o tipo e o número da partida.

O certificado sanitário é válido por 3 dias da data de emissão.

Com estes documentos e com o animal que será embarcado, você deve comparecer ao posto do Ministério da Agricultura que você agendou previamente, para que ele seja examinado pelo veterinário daquele departamento, que irá emitir o CZI. Com o CZI em mãos, seu animal está apto a fazer uma viagem internacional.
=> Update: não precisamos levar o animal ao posto, bastou levar as documentações.

O CZI é válido por 8 dias para o embarque, perdendo a validade após este prazo.

2) Providenciar o GTA - Guia de Trânsito Animal, para transporte em vôos domésticos.
Este documento pode ser emitido tanto pelo Ministério da Agricultura (gratuitamente) ou por médicos veterinários particulares, credenciados pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento.
Para a emissão do GTA é necessário:

- Exame do animal pelo veterinário credenciado que emitirá o documento;
- Apresentação do comprovante de vacinação anti-rábica (deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano), assinada pelo seu veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório produtor, o tipo e o número da partida.

Validade do GTA: 03 (três) dias para todo o território nacional.
=> Update: não tivemos que emitir este documento, pois o nosso trecho doméstico (RJ-SP) foi considerado uma conexão e com isso, bastou levar o CZI.

3) Verificar as condições de transporte, que variam de acordo com cada Cia aérea.
Aqui é que a coisa começa a pegar: a Varig, somente aceita transportar 1 animal de porte pequeno na cabine (sim, vai embaixo do nosso banco durante o vôo e não na mala). Já a Air Canada aceita transportar 2 animais por cabine.
O nosso vôo teria o trecho Rio - São Paulo operado pela Varig e São Paulo - Toronto operado pela Air Canada.
Estamos vendo de que forma vamos fazer para que os 2 possam ir na cabine no primeiro trecho...

O outro problema é que as dimensões de caixa para carregar o animal na cabine variam entre as cias. aéreas. Já tiramos medida de todas as caixas que existem no mercado, mas pelos padrões da Air Canada, a altura da caixa ideal para os nossos gatos ficaria acima do permitido.

Se você quiser saber mais sobre transporte de animais pela Air Canada, clique aqui. Para a Varig, clique aqui.

4) Providenciar tudo para que o animal se estresse o mínimo possível. Alguns veterinários recomendam que o bichinho seja sedado antes de viajar. Não se deve dar comida para o animal durante o vôo e as cias. aéreas não permitem que a caixinha seja aberta. Ai, ai, fico com tanto dó só de pensar...

5) Verificar o que o país de destino exige de documentação. Para saber mais sobre o Canada, clique aqui. Não existe exigência de quarentena no Canada, basicamente o país exige que se apresente uma carteira de vacinação atualizada emitida em inglês ou francês, com a comprovação da vacina anti-rábica.

E você, já teve alguma experiência assim?

dezembro 11, 2004

Festa das Luzes

Você já ouviu falar em Chanuká ou Festa das Luzes? Chanuká é uma festa comemorada pelos judeus, que tem a duração de 8 dias, de acordo com a seguinte história:

No século 2 a.C., Israel era dominada pelos sírios. Nesta época, as festas religiosas judaicas, as celebrações (como a circuncisão) e o estudo dos textos sagrados judaicos foram proibidos pelos sírios, para destruir a cultura judaica.

Então, liderados pelo sacerdote Matatias, os judeus conseguiram, embora numericamente inferiores, expulsar os sírios e recuperar sua independência. A festa comemora a recuperação do templo em Jerusalém, bem como a possibilidade de praticar novamente a religião judaica.

A primeira providência dos vitoriosos foi repurificar o templo de Jerusalém, que havia sido profanado pelos sírios. Em seguida, acenderam o grande candelabro de sete braços (Menorá), que estava no local. Diz a tradição, porém, que só havia óleo para manter o candelabro aceso por um dia. Um milagre ocorreu e o óleo durou oito dias, tempo que lhes permitiu conseguir mais.

Por isso, celebra-se a festa durante oito dias e a cada dia da celebração é acesa uma vela do candelabro, a Chanukiá. O nono braço do candelabro contém uma vela com a qual se acendem as outras oito.


Há o costume de as crianças nesta festa jogarem pião, chamado sevivon. Dependendo do lado que ficar para cima, o jogador ganha prêmios, em geral balas.

A doação aos pobres, seja de dinheiro ou alimentos, é também uma importante prática em Chanuká.

Por que estou escrevendo sobre isso? Bem, primeiro, porque estamos na época de Chanuká. Esta festa fica sempre perto do Natal, mas o dia de início muda a cada ano, porque o ano judaico é baseado no calendário lunar. Neste ano, começou no dia 7/12.

Segundo, porque sou judia e atendendo a pedidos, estarei eventualmente falando sobre algumas tradições da religião judaica.

dezembro 05, 2004

O último romântico

Ontem fui ao show do Lulu Santos, do disco MTV ao Vivo. Como é gostoso passar a noite inteira dançando sem parar ao som de Lulu...

"Quis evitar seus olhos, mas não pude reagir...."
"Faltava abandonar a velha escola, tomar o mundo feito Coca-Cola..."
"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia..."



Nossa, que falta que as músicas brasileiras vão me fazer no Canada!!! Vou ter que levar um estoque IMENSO de CDs e DVDs para matar as saudades.
Já comecei a minha coleção de DVDs: Lulu Santos, Kid Abelha, Ivete Sangalo e Chiclete com Banana.
De CDs, acho já estou bem estocada.

Ontem, falei com a Mirella, que estava passando uma curtíssima temporada no Rio, mas não conseguimos nos encontrar. Que pena... Agora, vai ter que ficar para o Canada.

dezembro 02, 2004

Hoje vai ser uma festa...

... bolo e guaraná, muitos doces pra vocêêê!

É o MEU aniversário!!!!

É isso mesmo, hoje comemoro 28 anos de vida, e se tem uma coisa que adoooooooro, é comemorar aniversário. Presentes, bolo, brigadeiro, tem coisa melhor? Além do fato de ser lembrada pelos familiares e amigos e de receber telefonemas e e-mails durante todo o dia.
Amo muito tudo isso!!!!!
Engraçado é que conheço várias pessoas que não curtem esse dia, ficam deprê, não comemoram e fazem questão de que ninguém se lembre. Vai entender...



Já comecei o dia bem: ganhei flores, uma cesta de café da manhã (diet, logicamente), um pijama e uma camisa linda. E vejam só: enquanto escrevia este post, meu marido chegou com um bolo para assoprar a vela junto com meus gatinhos. Oba, oba!!!!!!



Agora, se você quiser me dar um presente e não souber qual, dá uma passadinha lá no blog do Gean...