setembro 30, 2004

Vou pegar o primeiro avião...

Vou contar o que aconteceu comigo hoje: tinha que ir a SP trabalhar, fui para o Santos Dumont e apresentei meu e-ticket e meu documento de identidade.

Para a minha surpresa, a mocinha do balcão da cia. aérea não emitiu a passagem, pois o meu documento não era original, estava APENAS com a cópia autenticada da minha carteira de motorista, CPF, identidade, além da original da carteira de estudante, crachá da empresa, cartão de crédito, talão de cheque. Mas, na visão do DAC (Departamento de Aviação Civil), não estava com o documento certo para viajar.

Lógico que armei um pequeno barraco no balcão e chamei a supervisora da mocinha da cia. aérea, que me contou o mesmo blá-blá-blá. Não satisfeita, fui na salinha do DAC reclamar do que tinha ocorrido, o senhor que me atendeu falou que era uma lei e que eu só poderia viajar se a Polícia Federal liberasse.

Vou repetir: tinha a cópia AUTENTICADA EM CARTÓRIO de TODOS os documentos (ID, CPF e carteira de motorista), além da original da carteira de estudante, crachá, cheques, cartões de crédito,...

Alguém me explica (versão 1): Para que serve a autenticação em cartório de um documento, senão para comprovar que é cópia legítima do documento original? Eu moro no Rio de Janeiro, a última coisa que quero é ter a minha carteira com meus documentos originais roubados.

Bem, lá fui eu para a salinha da Polícia Federal. Me contaram de novo a história da lei e disseram que ATÉ poderiam dar um jeitinho e me deixar viajar, mas que dificilmente poderia voltar de São Paulo, pois fariam a mesma exigência lá, sendo que a Polícia Federal de lá nem atende clientes na salinha com problema na documentação(!).

Alguém me explica (versão 2): Se a Polícia é Federal, não deveria ter autonomia de determinar uma regra (ou uma exceção à regra) que seja respeitada em todo o país? Se pode autorizar a minha ida, não pode autorizar a minha volta? Nunca vi órgão federal com competência estadual!

Portanto, chegando em SP, deveria pedir para alguém me enviar por Sedex a minha carteira de identidade original. Como eu iria e voltaria no mesmo dia, achei que isso iria dar errado, lógico, e eu acabaria tendo que dormir em SP ou até passar o final de semana por lá, caso o documento não chegasse a tempo.

Enfim, desisti de tudo e peguei um taxi para o meu trabalho. Na semana que vem, levo os documentos originais.

Odeio burocracia com todas as forças do universo!

setembro 28, 2004

Origem do nome Canada

Alguém conhece a origem do nome Canada?

A versão oficial é a seguinte:

Em 1535, dois jovens índios contaram ao explorador francês Jacques Cartier sobre uma rota para "kanata." Eles estavam se referindo a vila de Stadacona; "kanata" foi simplesmente o Huron-Iroquois nome para "vila" ou "acampamento". Mas por querer outro nome, Cartier usou "Canada" para se referir não apenas a Stadacona (onde atualmente é Quebec City), mas também à área inteira que estava sob seu comando, Donnacona.

Rapidamente, exploradores e negociadores de pele ampliaram o território para o Oeste e para o Sul e a área chamada Canada continuava a crescer. No início dos anos 1700s, o nome se referia a todas as terras onde agora é o meio Meio-Leste e tão longe quanto onde hoje é Louisiana.

O primeiro uso oficial do nome "Canada" veio em 1791, quando a Provincia de Quebec foi dividida em colônias do Superior e Inferior Canada. Em 1841, os dois Canadas foram unidos novamente em um só nome, a Provincia do Canada. No tempo da Confederação, o novo País assumiu o nome de Canada.

A outra versão é:

Os exploradores Espanhóis e Portugueses, desapontados por não terem encontrado ouro ou outras riquezas nas terras, se referiam à terra como "aca nada" ou "cá nada".

Já imaginou o que teria acontecido se os Espanhóis ou Portugueses tivessem encontrado riquezas no solo e resolvido ficar por lá?

setembro 26, 2004

Eleições

Superados o jejum e a comilança que veio em seguida...vamos falar de eleições!

Eu odeio política, não acredito em ninguém, não vejo o dinheiro que pago em impostos sendo covertido em meu benefício, este é um dos motivos pelos quais estou saindo do Brasil. O Gean escreveu sobre alguns palhaços, digo, candidatos que estão sendo anunciados por aí.

Mas, este ano, tive uma surpresa muito grata, de ter conhecido uma amiga de infância da minha mãe muito especial que terá o meu voto: a Ethel Rosenfeld.

Ethel é uma batalhadora, com uma energia invejável. Quando tinha 13 anos, perdeu a visão em uma cirurgia e venceu essa barreira: estudou, graduou-se em Português e Inglês e especializou-se na área da pessoa com deficiência, na qual trabalha há mais de 30 anos.

No passado, a Ethel teve que enfrentar vários desafios, como garantir a entrada de seu cão Gem em repartições públicas, depois de ter sido barrada com ele na entrada do Teatro Municipal. Suas vitórias fazem parte da história e das leis da cidade, garantindo o direito de ir e vir a todos os deficientes visuais com seus Cães Guias.

Entre as propostas de sua Plataforma de Trabalho, está a criação de uma escola de Cães Guia, a conscientização da posse responsável de animais e o apoio à zooterapia –a terapia com a ajuda de animais.



Se você quiser conhecer um pouco mais, acesse o site da Ethel. O número dela é 45450.

E aí, você já sabe em quem vai votar?

setembro 24, 2004

Yom Kipur

Há alguns posts atrás, falei sobre o Rosh Hashaná, o ano novo judaico.
Hoje, começa o Yom Kipur, o dia do perdão. Neste dia, a tradição é ficar 25 horas em jejum, para refletir, pensando em todos os pecados que cometeu no ano que passou.
O sentido do Yom Kipur é a purificação da alma, buscando-se o perdão e mostrando arrependimento pelos erros cometidos.
Neste dia, perdoa-se e se é perdoado.

setembro 22, 2004

Bye Bye Brasil

Na semana passada, li um livro recomendado no Yahoo Groups, chamado Bye Bye Brasil. Trata-se de uma família de brasileiros (de Salvador) que imigrou para o Canada há 3 anos.

O livro é muito interessante, e mostra exatamente o que eles passaram, desde a época que ainda estavam no Brasil e tomaram a decisão. Tive um sentimento que passarei pelas mesmas coisas que eles, fiquei imaginando que estarei escrevendo uma história bastante parecida daqui a 3 anos.

Eles contam sobre o processo de encontrar trabalho no Canadá, sobre a adaptação do filho na escola, sobre a dificuldade da língua que o marido da autora teve nos primeiros dias de trabalho (mesmo tendo feito mestrado na Inglaterra), sobre o contato com a família no Brasil e como foram se adaptando às diferenças.

Mostra o passo-a-passo do processo de imigração (alguns dados ainda são antigos, não refletem a mudança recente do processo) e dá a dica de vários sites para pesquisar informações na internet, desde sites com informações sobre o processo propriamente dito, até sites de lojas de móveis, como referência para comprar quando chegar no Canadá.

Eles também apresentam uma tabela com os gastos iniciais, um modelo de procuração para se deixar no Brasil, enfim, é um guia para quem está querendo imigrar e um relato muito interessante para quem já imigrou. A Luly também falou deste livro no blog dela.

Muuuuito legal, com várias dicas e esclarecimentos. Recomendo!

setembro 18, 2004

Música baiana

Adoro música baiana! Ontem fui no show da Ivete Sangalo no Claro Hall. Me acabei de tanto dançar!!!


Ivete Sangalo no show 10 anos de carreira

E fico pensando... Será que vou ouvir música baiana em algum lugar do Canada?
Já ouvi falar que o Yummi Yummi, em Toronto, é um lugar legal, toca umas músicas brasileiras para dançar, mas será que tb toca música baiana???
Tô pensando em levar uma mala só de CDs de música brasileira. Vou morrer de saudades das músicas made in Brazil... Rita Lee, Marisa Monte, Ana Carolina, Lulu Santos,... Ahh, sem falar em música baiana, lógico: Ivete, Asa de Águia, Chiclete, etc.
Aliás, acho que vou ter que promover uma micareta quando chegar no Canadá. Uma sugestão de nome: Micanadá!!! heheheh

setembro 14, 2004

Shaná Tová!

Nessa semana é comemorado o Ano Novo Judaico. E lá se vão 5765 anos!


Gostaria de desejar a todos um Shaná Tová Umetuká, que este ano seja um ano doce, de muita saúde, amor, realizações, e principalmente, de muita, mas muita paz...


setembro 11, 2004

O Rio de Janeiro continua liiindo...

E depois me dizem que estou exagerando quando digo que não dá mais para viver no Rio de Janeiro.

Vejam só como estava o "plantão - Rio" no OGlobo de ontem:

17h42mTumulto na Rua Dias da Cruz
17h36mObra na Avenida Brasil dificulta acesso para a Linha Vermelha
16h21mPM apreende granada, pistolas e drogas em Niterói
16h09mHomem preso por pedofilia em Jacarepaguá
15h44mTiroteio em Inhaúma
15h36mAssalto a mercado em Brás de Pina
14h58mTiroteio em Botafogo
14h06mDuas crianças morrem vítimas de meningite em Penedo
13h49mPreso homem com uniforme falso da Telemar em prédio na Lagoa
13h41mPolicial baleado em confronto no Morro de São Carlos
13h18mMorre estudante atingido por colega em Ciep de Belford Roxo
12h38mSeqüestradora espancava crianças para receber auxílio de programas sociais
12h33mNove PMs envolvidos em seqüestro foram presos
12h10mTrânsito está normalizado no Túnel Rebouças
11h51mSeqüestradora de crianças é presa em flagrante em São Gonçalo
11h47mRocinha ganha posto de entrega de armas
11h28mObras da CEG bloqueiam calçadas e faixa de trânsito na Ilha
10h59mGranada foi levada para a delegacia do Leblon
10h55mPolícia procurava irmã de Vítor Belfort no Morro da Providência
10h23mAmeaça de bomba no Centro era falsa
10h06mGranada está sendo levada para delegacia
10h03mPM é acionada para denúncia sobre bomba no Centro
10h02mGranada foi retirada da saída do Rebouças
09h50mUm morto e três feridos em acidente na Via Light
09h34mRelógios apreendidos no Centro
09h30mRebouças continua congestionado
09h22mComeça curso de operações especializadas na área penitenciária
09h14mQuatro homens mortos a tiros nesta madrugada
08h49mGranada é encontrada na saída do Rebouças
08h32mSituação controlada no Morro da Providência
08h30mPrédio no Leblon foi atingido por tiros
04h47mPMs são atacados a tiros por traficantes do morro da Providência
04h45mHomem é assassinado a tiros em São Gonçalo
20h48mMulher é presa em São Gonçalo por roubar crianças
20h12mPM prende ladrões de caminhão na Ilha
19h48mAlerj aprova projeto para revogar lei que obriga a realização de testes toxicológicos em policiais
18h31mTraficantes fogem por cemitério no Caju
18h25mPoliciais perseguem traficantes perto de cemitério
18h02mDecretada prisão preventiva de PMs acusados de seqüestrar comerciante
17h54mTiroteio no Caju

setembro 10, 2004

Quem não foi criança um dia?




Hoje, chegando no trabalho, ouvi no rádio uma música engraçada, do Arnaldo Antunes, não sei o nome nem nada, mas fala que todo mundo teve pai e mãe e já foi criança um dia, até Bin Laden, Saddam Hussein & cia.
O que será que fizeram com eles quando eram crianças para ficarem assim, hein, hein? Será que foi algo estragado que comeram quando eram pequenos?


setembro 08, 2004

Feriado com a turminha

Estou voltando para a vida de sempre depois de um feriado prolongado. Nossa, como foi bom! Parecia que estava de férias. Briquei MUITO com a minha turminha (meus 5 sobrinhos).

Caramba, só de pensar na falta que vou sentir dessa turminha, me dói o coração...Pensar que eu não vou poder acompanhar o crescimento deles, as festinhas, as novas gracinhas, as viagens.

Ai, ai, me dói tanto...

Fiquei triste. Vou parar de escrever, senão fico mais triste ainda.


setembro 03, 2004

Por onde começar o processo de imigração? - parte II

Na prática, começamos o processo do Canada da seguinte forma:

1) Verificamos se tínhamos pontos suficientes para dar entrada no processo como "skilled workers", através do teste disponível no site oficial do Governo do Canada (este site oficial deve ser lido e relido, pois praticamente todas as informações estão lá).


  • Sim, tínhamos os pontos, precisávamos então fazer os testes para comprovação da habilidade de se falar as línguas oficiais do Canada: inglês e francês (se vc só souber uma ou outra, não tem problema, desde que complete os pontos mínimos do teste acima)

2) Prova de inglês: o Ielts


  • Compramos o material, estudamos, nos preparamos e fizemos a prova, que consiste em Reading, Speaking, Listening e Writing. A prova tem seus macetes, como qualquer outra e um tempo bastante corrido, por isso é muito importante treinar em provas antigas antes de fazê-la.

3) Prova de francês: o TEF


  • Também comprei o material, estudei e me preparei para a prova, que tinha uma parte de múltipla escolha (Compréhension écrite, Compréhension orale, Lexique et structure), uma parte discursiva (Expression écrite) e outra oral (Expression orale).
  • Aqui também o tempo é corrido e não se deve chutar nenhuma questão que não se tenha certeza da resposta, pois as respostas erradas são penalizadas. É preferível deixar em branco essas questões.
4) Preencher os formulários da imigração e juntar todos os documentos necessários para dar entrada no processo. É uma pilha de documentos, dando provas evidentes de tudo o que se está dizendo no processo:

5) Tirar as dúvidas com o próprio Consulado do Canada em São Paulo e olhar as mensagens antigas do Yahoo Groups, onde certamente várias das suas dúvidas já foram respondidas.

E então, vai encarar?


setembro 01, 2004

Por onde começar o processo de imigração? - parte I

Como disse anteriormente, li muito sobre os processo de imigração, tanto da Australia, quanto do Canada.

Portanto, para os que estão interessados, aí vão as dicas:

Canadá:

1) Site Oficial do Governo do Canadá com a maioria das informações sobre imigração
2) Site do Consulado do Canadá em São Paulo, responsável pelo processo Federal
3) Site do Yahoo Groups, com inúmeras mensagens, dúvidas e troca de experiências de brasileiros que desejam imigrar ou já estão no Canadá

Australia:

1) Site oficial sobre imigração Australiana
2) Agência de imigração que usamos para fazer o assessment inicial (ver se estávamos qualificados para dar entrada no processo). Existem várias outras, esta é apenas a que usamos...

Diferenças principais entre os processos:
- O processo da Australia leva mais tempo em média do que o do Canada.
- Para dar entrada no processo da Australia, é altamente recomendável que se faça através de um advogado de imigração, o que não é necessário no processo do Canada.
- Em decorrência do último ítem, o processo da Australia acaba saindo muito mais caro do que o processo do Canada

Não estou aqui me propondo a ser expert no assunto, mas pelo fato de já ter lido muito a respeito, posso tentar dar uma contribuição mínima...